A RBNB possui parceria com 15 instituições ao longo da costa brasileira e da Bacia Amazônica que desempenham um papel essencial no monitoramento e atendimento a mamíferos marinhos, trabalhando em prol da vasta biodiversidade marinha que nosso país abriga.
Este tipo de iniciativa permite que nós, da RBNB, tenhamos acesso a animais encalhados, como baleias e golfinhos, que aparecem por aqui.
Quando um animal encalha e vem a óbito, a necropsia é uma ferramenta científica indispensável para a investigação da causa da sua morte. Dessa forma, há coleta de diversas amostras biológicas que nos permitem aprofundar o conhecimento não só sobre a biologia desses animais, mas também a investigação de ameaças ambientais, patologias etc.
Através de parcerias como a com o instituto ORCA, a RBNB tem tido a oportunidade de se aprimorar cada vez mais e coletar materiais inéditos, que nos permitirão acrescentam nos estudos já existentes, porém num pedacinho desses animais que por muito tempo foi negligenciado: o cérebro.
Agradecemos ao instituto ORCA pela oportunidade de fazer parte de seu trabalho em prol da conservação marinha no litoral capixaba, dando novos passos em direção ao estudo da neuroanatomia de baleias e golfinhos no Brasil.